Finanças pessoais: planejamento em busca de equilíbrio
Para mudar o jogo em 2018, confira as dicas do economista Rodrigo Cruz.
Todo começo de ano surge uma mesma pergunta: como equilibrar as contas? O desafio não é fácil porque janeiro chega com contas a mais das festas de final de ano somadas a despesas extras dos primeiros meses. Isso sem falar nos seus sonhos de consumo.
Para encarar essa dura tarefa, não tem jeito, é preciso perder algum tempo montando um planejamento financeiro. O economista Rodrigo Souza tem algumas boas dicas que podem te ajudar em 2018.
Quitar /organizar dívidas antigas
Entender quais foram os gastos em 2017 é a melhor opção para definir o que pode ser alterado no orçamento desse ano. Claro que a base para encontrar um equilíbrio nas finanças pessoais é evitar novas dívidas. Comece o ano organizando o que ficou pendente e planejando como poderá quitar durante o ano.
Controlar gastos
Agora é hora de considerar as origens dos principais gastos e repensar prioridades para evitar gastos desnecessários. Faça um planejamento e coloque no papel, ou em uma planilha no computador, o que irá ser absorvido pelas dívidas e o que irá gastar as despesas fixas de cada mês. Se a receita for maior que as despesas, você pode aproveitar a oportunidade para poupar. Caso os gastos sejam maiores, é preciso definir o que cortar e evitar desembolsos extras como, por exemplo, refeições fora de casa, e compra de roupas novas (tão atraentes nas liquidações).
Evitar novos parcelamentos
É claro que isso depende do perfil de cada consumidor, mas é sempre mais prudente evitar parcelamentos longos e com valores altos que podem comprometer o equilíbrio do seu orçamento.
As compras parceladas podem ser tentadoras, mas escondem alguns perigos, como os juros embutidos.
Estabelecer metas realistas
O planejamento também inclui metas a serem atingidas. Seja realista. Se você quer fazer uma viagem, defina quanto precisa poupar e em quanto tempo, assim é mais fácil embarcar para o seu sonho. Tem que estar tudo na ponta do lápis para que a viagem não vá impactar o seu orçamento na volta.
Precisa de uma mãozinha para começar? O site da revista Exame selecionou aplicativos e planilhas que tornam mais fácil a tarefa de controlar as finanças pessoais. O importante é escolher uma ferramenta entre as 20 a seguir e não abandoná-la no segundo mês de uso. Experimente uma e, se não der certo, troque. Só não desista de controlar melhor os gastos em 2018.
Confira a lista: https://goo.gl/MqfZy3
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!