Vista cansada: fique atento aos sinais

Vista cansada: fique atento aos sinais

O oftalmologista Samir Bechara explica porque perdemos a capacidade de focalizar de perto com a maturidade.

É inevitável! Você, eu, todos nós um dia vamos tentar ler de perto sem sucesso. Vai acontecer de repente com quem passou dos 40 anos. É a chamada vista cansada ou presbiopia, um processo natural e progressivo de perda da capacidade de focalizar algum objeto que estamos vendo de perto.

Segundo o oftalmologista de São Paulo, Samir Bechara não existe uma razão exata para a presbiopia, além da maturidade. “ Todos nós temos um músculo dentro do olho que controla uma lente que faz o foco para perto. Com a idade, este músculo perde força e aquela lente fica mais rígida”, explica Samir.

O diagnóstico da vista cansada é feito pelo próprio paciente quando começa a ter dificuldade em enxergar letras e imagens muito pequenas (aquelas mesmas que você estava lendo ontem!), ou a perceber a visão borrada ao ler algo na distância normal. Outros sinais são dores de cabeça ou fadiga após tarefas que envolvem a visão de perto e necessidade de mais luz ao executar atividades que envolvem a visão de perto.

E por que a visão de longe não é afetada pela presbiopia? “ Ela se mantém estável porque o mecanismo de foco que se altera é responsável somente pela visão de perto. Em geral, quando olhamos para longe, este sistema de foca fica relaxado, detalha o Dr. Bechara.

Para corrigir o problema, o nosso entrevistado indica que a opção mais universal consiste no uso dos óculos para perto. Outras opções podem ser as lentes de contato e até cirurgia, mas os casos precisam ser analisados por um profissional especialista.

O importante é evitar ficar forçando a vista. E ter cuidados com a visão da mesma forma que prevenimos as doenças do corpo. #Ficadica

 

Foto: Br Freepik

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *