Tenho direito a sacar o FGTS. E agora? ViverAgora

Tenho direito a sacar o FGTS. E agora?

Educador financeiro dá dicas de como usar o dinheiro extra

A liberação do dinheiro das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) veio como uma grata surpresa para a população brasileira, num momento de crise financeira do país.

O saque de contas inativas até dezembro de 2015 veio, segundo o Governo Federal, para reaquecer a economia. Mas o que fazer com esse dinheiro extra? Pagar dívidas, investir, comprar…?

O educador financeiro José Vignoli dá algumas dicas para você fazer um melhor uso do dinheiro. Ele explica que “a população se surpreendeu com um eventual dinheiro pelo qual não esperava e o que tem que ser pensado é que, por pior que seja o rendimento do FGTS, muitas pessoas não tem qualquer reserva que não seja este dinheiro lá depositado”.

Se você possui alguma dívida, esta dica é para você. “Sem dúvida o pagamento de dívidas deve ser uma prioridade por conta dos altos juros cobrados atualmente, porém não podemos esquecer que falta planejamento e visão de futuro, o que leva muitas vezes a solução temporária do endividamento das famílias sejam elas de qualquer classe social”, aponta Vignoli.

Mas se você não tem dívidas, qual o melhor uso para esse dinheiro? Para o educador financeiro, o cidadão deve “elencar prioridades com o elemento ‘consumo consciente’, ou seja, gastar de forma planejada não deixando de fazer planos e sonhar com um futuro melhor, mas evitando o imediatismo e a ostentação”.

Confira então as dicas para aproveitar bem o dinheiro do FGTS:
1) Pagar as dívidas ou ao menos reduzi-las, aproveitando a ocasião para uma boa renegociação;
2) Dar o pontapé inicial para a criação daquela tão adiada reserva financeira. Mas muita atenção ao escolher a melhor opção de investimento, pois o mais importante de tudo é você saber exatamente onde está colocando o seu dinheiro e entender as características do investimento. Pesquise e se informe sempre;
3) Caso queira tornar realidade algum antigo sonho, tome muito cuidado, reveja seus planos, reflita se é o momento apropriado para se desfazer de um dinheiro que você nem esperava;
4) Lembre-se que tudo é conseguido com sacrifício e este dinheiro não veio de graça, foi fruto de seu trabalho, então se for gastá-lo, faça com consciência.
Maiores de 70 anos
Tem vantagem já ter 70+? Tem sim! Você não precisa aguardar para sacar conforme o mês de aniversário descrito no calendário que a Caixa Econômica Federal divulgou. O saque por esta parcela da população é prioritário.

Imposto de renda
Bateu a dúvida se este dinheiro do FGTS será tributado ou deve ser declarado no Imposto de Renda? Vignoli explica. “O dinheiro é isento de Imposto de Renda, mas deve constar da declaração”, diz.

Caixa Econômica Federal
Confira no site da Caixa como consultar as contas, calendário e documentos necessários para saque.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.