Tecnologia a favor da maturidade

Maior feira de tecnologia do mundo expõe produtos voltados para o publico 50+.

2018 tem tudo para ser um ano de avanço tecnológico, especialmente da inteligência artificial. Com o crescimento disparado do público mais maduro, com mais de 60 anos, empresas e marcas estão sendo obrigadas a desenvolver produtos e estratégias para os mais “velhos”.

A Consumer Electronics Show (CES), maior feira de tecnologia do mundo, que aconteceu em janeiro em Las Vegas (EUA), dedicou um pavilhão inteiro ao mundo dos robôs capazes de realizar tarefas que impressionaram os visitantes.

Robôs, cada vez mais próximos do perfil humano, podem ajudar no trabalho doméstico ou mesmo servir como companhia para pessoas mais maduras e também da terceira idade. Um deles é o iPal.

Com 106 centímetros de altura, ele desloca-se de maneira autônoma, é capaz de expressar tristeza, nojo e surpresa, além de cantar as músicas favoritas das pessoas com quem faz contato. Ele também pode ser um ajudante muito útil para carregar objetos, organizar cômodos e até limpar a casa. Tudo isso sem falar que o iPal não deixa de fazer companhia aos seus “donos” para assistir televisão, por exemplo.

Outro produto bastante curioso é o Hip’Air. Estamos falando de um airbag para pessoas, totalmente criado para atender o público mais idoso. Amarrado na cintura, ele tem sensores capazes de identificar se a pessoa está caindo e, imediatamente, inflar um dispositivo que protege os ossos do quadril na queda.

As tecnologias apresentadas durante a feira ainda não chegaram ao mercado, mas dão uma ideia do que está por vir para garantir maior autonomia e independência para quem passou dos 60.

 

Fontes:

https://glo.bo/2Em8wpd

https://glo.bo/2FSszZG

 

Imagem: Divulgação

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *