Saiba como manter a disposição e superar a ansiedade.

Sexo na maturidade

Saiba como manter a disposição e superar a ansiedade.

É fato: a atividade sexual traz benefícios em todas as idades, mas o assunto pode ser mais delicado quando falamos em relações entre homens e mulheres com mais de 50, 60 anos. A boa notícia é que o crescimento disparado dos novos maduros está trazendo uma nova luz sobre a questão.

A psicóloga Kátia Horpaczky, especialista em sexualidade, destaca que falar sobre sexo entre os mais velhos já não é nenhum assunto proibido.  “Os maduros começam a reconhecer essa ‘necessidade’ e se permitem conversar sobre o assunto”.

Segundo estudiosos, não é a idade que determina a ausência do desejo. O avanço da idade pode afetar o desempenho sexual, mas de forma natural de acordo com o processo de mudança do corpo. A maior queixa não é essa. “A maioria dos problemas estão associados à ansiedade ou à depressão, doenças que impactam diretamente na sexualidade”, explica a terapeuta.

Tanto quanto os mais jovens, os mais maduros também gostam de ser tocados, acariciados e beijados. É comum hoje ver o público 50+ em sex shops, mulheres comprando peças de lingeries mais ousadas e homens buscando novas formas de cuidar do corpo.

Para manter uma vida sexual saudável, após os 50 anos, é preciso manter todos aqueles cuidados básicos com a saúde, que envolvem uma alimentação equilibrada e idas regulares aos especialistas (ginecologistas e urologistas), além da encontrar uma atividade física adequada ao seu perfil.

Terapeutas também aconselham uma mudança de atitude para quem vem demonstrando pouco interesse ou vergonha do corpo. As orientações são básicas, como relaxar a dois – independente do ato sexual-; fantasiar, usar e abusar da imaginação sempre partilhando suas expectativas com o parceiro (a).  E não esqueça: sexo não tem idade e prevenção também não: use sempre camisinha.

 

Imagem: Pinterest

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *