Setembro amarelo alerta para o combate ao suicídio

Setembro amarelo: alerta para prevenção ao suicídio

Precisamos prevenir, precisamos conversar, precisamos ouvir.

O mês de setembro é amarelo, de alerta, porque dia 10 é a data mundial de prevenção ao suicídio. A campanha, que acontece no Brasil desde setembro de 2014, tem como slogan: “Falar é a melhor solução”.

O movimento tem como base principal a conscientização sobre a necessidade de prevenção do suicídio e quer compartilhar informações sobre a realidade das pessoas que atentam à própria vida no Brasil e no mundo.

O assunto é delicado, mas necessário. O número de pessoas que tiram a própria vida é maior do que das vítimas da AIDS e da maior parte das mortes causadas pelo câncer. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em média 32 brasileiros cometem suicídio por dia, o que deixa o Brasil em oitava posição no cenário mundial.

De acordo com dados do site Mapa da Violência, em 2016, o suicídio esteve entre as principais causas de mortes entre os jovens, mas a maioria dos casos atinge pessoas com mais de 60 anos. Os homens são maioria nessa estatística.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, nove em cada dez casos poderiam ser evitados se houvesse maior conhecimento sobre o assunto. As pessoas que pensam em tirar a própria vida evitam tocar no assunto e têm medo de pedir ajuda.

“Tem sido um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não vêem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas”, destaca o site do movimento Setembro Amarelo.

Uma conquista importante da campanha é a nova parceria com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para que as ligações ao Centro de Valorização da Vida sejam gratuitas. A parceria, que entra em vigor em seis meses, já foi testada em Porto Alegre (RS), triplicando os números de atendimento da região metropolitana da cidade.

Participe você também dessa campanha, informe e saiba informar. Estar aberto a conversas pode salvar uma vida! Saiba mais no site oficial da campanha: https://goo.gl/PBpwfG

Foto: G1

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *