Semana de Prevenção de Quedas

Você que tem pais com mais de 70 anos sabe que o avanço da idade é  um processo marcado por mudanças no corpo, novas limitações, fraqueza muscular, falta de mobilidade e visão, além do desgaste físico e emocional.  Todas essas mudanças levam a situações de risco por ultrapassar os limites do corpo e, eventualmente, podem gerar algum tipo de queda, que são frequentemente acompanhadas de machucados.

Prevenção é a palavra chave. E o SESC São Caetano dá a sua contribuição promovendo a “Semana de Prevenção de quedas” para abordar causas e consequências das quedas dos idosos e como é possível prevebir e evitar machucados e sequelas.

A partir do dia 25 de junho serão desenvolvidas oficinas, aulas abertas e bate papos sobre o assunto. As atividades são abertas ao público geral. Confira a programação:

Meu corpo, minha dança

25/6, segunda, das 13h30 às 14h30

26/6, terça, das 14h30 às 15h30

“Oficina que propõe a sensibilização do corpo através do movimento, tendo a dança como princípio norteador. Serão conduzidos exercícios que envolvem a consciência corporal e a improvisação, combinadas com a experimentação de forma lúcida e lúdica dos limites e das possibilidades do corpo de cada um. Com Marcelle Louzada.”

Quedas e aparência na velhice: Com que roupa eu vou?

Dia 25/6, segunda, das 14h30 às 15h30

“A forma como nos apresentamos socialmente veicula mensagens, códigos, estilos, oportunidades e formas de percebermos o mundo. Nossa aparência conta sobre nossa história passada e presente, como também pode ser um projeto de futuro. Muitas vezes, inúmeros modelos disponíveis popularmente de beleza presentes na sociedade tendem a unificar às diferenças, o que pode constranger nossos potenciais e desejos. Além disso, perseguir padrões pode nos oferecer inúmeros riscos, inclusive de quedas. Esse encontro trata sobre como idosos podem construir e utilizar a aparência como forma de exercício da autonomia e bem-estar. Com Andrea Lopes.”

Tai Chi Chuan

Dia 27/6, quarta, das 13h30 às 14h30

Dia 28/6, quinta, das 14h30 às 15h30

“Prática terapêutica de baixo impacto, esta técnica promove inúmeros benefícios para a saúde como a melhora da concentração, memória e consciência corporal. Através de suas movimentações, aumenta a resistência muscular, a flexibilidade das articulações e a sensibilidade dos pés, aprimorando o equilíbrio, e com isso diminuindo o risco de quedas e acidentes. Além disso, aumenta a circulação de fluidos e a energia para todo o sistema, atuando diretamente na qualidade de vida de seus praticantes. Com Simone Basciotti Galhego.”

Circuito Propioceptivo

Dia 29/6, sexta, das 14h30 às 15h30

“Conjunto de atividades que visa exercitar componentes sensórios motores relacionados à manutenção do equilíbrio, melhoria da condição proprioceptiva e força. Com Aline de Brito, instrutora do Sesc São Caetano.”

Serviço:

SESC São Caetano

Rua Piauí -554 Santa Paula – São Caetano do Sul

Dias: 25 a 29 de Junho

Ingressos: Grátis.

Capacidade: 30 pessoas

Telefone para informações: (11) 4223-8800

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *