Sabedoria

Sabedoria

O mês de outubro, mais precisamente no dia 1º ,  é comemorado o Dia Internacional do Idoso. Esse personagem que ainda é uma incógnita para boa parte da sociedade, pois, até pouco tempo atrás, a gente nem chegava a essa fase da vida. Morria antes, mesmo. Felizmente, a cada ano temos mais motivos para comemorar.

O tema da maturidade moderna vem conquistando mais espaço nos meios de comunicação. Parece que o mundo está despertando para algumas constatações inegáveis: o idoso do passado não existe mais; os conceitos tradicionais de longevidade precisam ser revistos, não apenas sob a ótica da realidade socioeconômica, mas também em relação aos  impactos que a ciência e a tecnologia estão exercendo nesse processo.

Diariamente, mais de 10 mil pessoas cruzam os 65 anos em todo mundo, saudáveis, ativos, experiente e, milhares deles, intelectualmente geniais! Recentemente foram anunciados os ganhadores do Prêmio Nobel e não foi surpresa constatar que a maioria tinha cabelos brancos, que, aliás, é uma moda que está voltando com força total, principalmente entre as mulheres. Esta não é uma ocorrência isolada.

Historicamente, os ganhadores do Nobel, e de inúmeros outros prêmios, são profissionais experientes e comprometidos com um trabalho relevante, cientifico ou intelectual, mas a idade quase sempre é esquecida nessas ocasiões, não é mesmo? Na verdade, trata-se de uma demonstração inequívoca que o tempo é um grande aliado da sabedoria, seja aquela sabedoria que nos estimula a ter uma relação mais gostosa com a vida, seja aquela sabedoria que alimenta o intelecto dos gênios do nosso tempo, cuja maioria desfila com seus cabelos brancos e com muita honra.

Voltando ao Nobel, um dos vencedores deste ano foi o escritor nipo-britânico, Kazuo Ishiguro, de 62 anos, autor de inúmeros best-sellers, entre eles “Vestígios do dia”, “Não me abandone jamais”, “Quando éramos órfãos” e o “Gigante enterrado”.

Um de seus livros que migrou para as telas de cinema foi “Vestígios do dia”, com interpretações magistrais de Anthony Hopkins e Emma Thompson. Fuçando aqui na rede descobri que ele está disponível nesse link por apenas R$ 3,90: https://www.youtube.com/watch?v=IhVSgauvpho

Divirtam-se e até a próxima.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *