Previdência privada: qual melhor a opção?

Previdência privada: qual a melhor opção?

Não é mais novidade que a população brasileira está envelhecendo em ritmo acelerado. E viver por mais tempo faz com que cada um de nós dependa de renda para manter um bom padrão de vida na velhice. Como a aposentadoria do INSS, na maior parte dos casos, não dá conta de todos os gastos com saúde, moradia e alimentação, o caminho é buscar opções de investimento disponíveis no mercado financeiro, a começar pelos planos de previdência privada.

Considerada um investimento de longo prazo, a previdência privada pode ser uma boa escolha, mas depende do perfil do investidor, dos objetivos e da carteira de investimentos. “Quem é indisciplinado para poupar, tem nesse produto a opção de investimento compulsório através da geração de um boleto bancário, ou de débito em conta”, Graziela Suman, planejadora financeira certificada pela Planejar – Associação Brasileira de Planejadores Financeiros.

 Previdência privada: qual melhor a opção? Para escolher o melhor investimento é necessário conhecer com clareza as diferenças entre os planos. Para começar, saiba que existem duas modalidades de previdência privada: O Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) e o Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL).

“O PGBL é um produto mais antigo, procurado por quem tem renda tributável e faz a declaração completa do IR. Já o VGBL não traz benefício fiscal do PGBL e o IR é calculado sobre o rendimento do valor resgatado”, detalha a planejadora.

Outro fator importante a considerar é o regime tributário do plano, que define o imposto a ser pago pelo investidor. O regime progressivo é indicado para quem tem foco no curto prazo, já que o imposto a ser pago terá como base o valor da reserva paga. O regressivo é mais indicado para investidores quem desejam investir em longo prazo, já que quanto maior o tempo que o valor for investido, menor será a alíquota de IR (imposto de renda).

Se você ainda não definiu qual o caminho a seguir, é essencial que você busque por informações com várias fontes e não apenas no banco onde você tem conta. Se possível, contrate um consultor financeiro especializado porque não existe um melhor investimento, e sim o melhor investimento para você.

 

Para saber mais sobre planejamento financeiro você pode consultar:

https://www.planejar.org.br/

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *