Musical inédito e encantador homenageia Ariano Suassuna

Tributo revela a essência das características de Ariano Suassuna

Em homenagem a Ariano Suassuna (1927- 2014) que completaria 90 anos em 2017, o SESC Vila Mariana, em São Paulo, recebe em seu teatro o espetáculo ‘Suassuna – O Auto do Reino do Sol’.

A homenagem é da cia. Barca dos Corações Partidos e vai até 1º de outubro. Reconhecido por valorizar a cultura nacional, defender a brasilidade e unir a arte popular e o universo erudito em suas obras, o dramaturgo foi responsável por composições essenciais na história do Brasil, como o Auto da Compadecida.

Andrea Alves, da Sarau Agência e idealizadora do tributo, se propôs a mostrar a essência do homenageado. Para isso, convidou três conterrâneos de Ariano e criou um musical totalmente original. A homenagem conta com a encenação de Luís Carlos Vasconcelos, texto de Bráulio Tavares e canções de Chico César, Beto Lemos e Alfredo Del Penho.

A produtora se inspirou a produzir o musical quando em 2007 a Agência Sarau foi responsável pela programação do festejo de 80 anos de Ariano, onde ele mesmo fez o pedido que a próxima comemoração fosse de seus 90 anos. “Há algum tempo, Ariano me falou: ‘Não venha comemorar meus 85 anos, eu não vou morrer, quero que você festeje os meus 90!”.

A ideia surgiu em conversas de Andrea e Ariano, quando ele elegeu o palhaço de ‘O auto da compadecida’ um de seus personagens prediletos. Daí surgiu o pensamento da Barca dos Corações Partidos. Ainda no ano passado, o elenco realizou se apresentou em regiões do Nordeste com o chamado Circuito Ariano Suassuna, guiado pelo filho do próprio homenageado, Dantas Suassuna.

As composições mantêm os formatos tradicionais de poesia de Ariano, como a sextilha, a décima, o martelo e o galope, mostram a dedicação de todos os responsáveis.

Chico, um dos responsáveis pelas canções, conta que o encantamento contagiou a todos. ‘Contaminação foi a palavra que define todo este projeto. As melodias foram contaminadas pelas letras e vice-versa. Criamos algo novo, mas totalmente contaminado por Ariano’.

O espetáculo foi indicado em diversas categorias dos prêmios CESGRANRIO e REVERÊNCIA DE TEATRO MUSICAL.

 

Serviço:  

Teatro Sesc Vila Mariana

Rua Pelotas, 141, São Paulo – SP

Até 1º de outubro, sextas e sábados, às 21h; domingo e feriados, às 18h

Sessões-extras: 7 de setembro, quinta-feira, às 18h; e 29 de setembro, terça-feira, às 15h.

Ingressos à venda em todas as unidades do SESC

Não recomendado para menores de 12 anos

 

Para saber mais: https://goo.gl/CDa8EC

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.