Musculação em vez de hidroginástica ou Pilates?

Academias 50+ são nova opção para quem quer manter a saúde e a forma.

Se você quer ter saúde e bem-estar, mas não quer saber de hidroginástica ou Pilates, as academias focadas em 50+ podem ser a solução. Afinal, dores e perda de mobilidade são comuns ao envelhecer, mas dá para evitar, ou ao menos diminuir, esses efeitos do tempo, mantendo o corpo em atividade.

Otávio Graná, de 60 anos, como muitos da sua idade, não fazia exercícios físicos regulares há mais de 20 anos. “A gente com filho para criar, casa para cuidar, vai entrando numa rotina e não cuida do corpo”, conta Graná. Após o divórcio, e de iniciar um novo relacionamento, é que ele começou a se exercitar.

Otávio Graná, 60 anos

Em oito meses frequentando uma academia 50+, Otávio relata os benefícios para sua vida e saúde: “Tenho diabetes e, associado a isso, tinha pressão alta, pesava 90 kg. Hoje com 74 kg e fazendo academia, minha pressão normalizou e não faço mais uso do remédio”.

“O diferencial das academias especializadas é serem funcionais, tenho acompanhamento de fisioterapeuta que coloca os pesos adequados, além de aferir minha pressão antes de começar os exercícios”, explica. Graná ainda cita outras vantagens da academia terapêutica. “Não tem som alto; cada horário tem grupos pequenos (de no máximo quatro pessoas), então a equipe consegue atender bem todos; conhecemos e conversamos com pessoas da nossa idade e mais velhos, o que é bom para distrair também”, conclui Otávio satisfeito.

Por isso, mesmo quem não gosta do ambiente de academia, pode encontrar em endereços especializados uma opção interessante e mais agradável. Benjamin Apter, médico esportivo e diretor da academia terapêutica B-Active (www.bactive.com.br), inaugurada em 2004, explica a importância do atendimento especializado. “Existe uma lacuna grande quando o objetivo é recuperar a massa muscular para o funcionamento correto das articulações. As academias convencionais não possuem know how, pessoal capacitado e equipamentos para este público”, conta Benjamin.

Ele também destaca que “nossa metodologia e equipamentos foram inicialmente desenvolvidos para o público acima de 60 anos com a premissa de não sobrecarregar as articulações e fornecer a máxima ativação muscular. Claro que isso é bom para todas as idades, especialmente após os 40 anos, quando o treino precisa ser muito mais intenso para se conseguir os resultados de quando era mais jovem.”.

Benjamin Apter numa das unidades B-Active

A B-Active possui cinco unidades da cidade de São Paulo (Anália Franco, Higienópolis, Ibirapuera, Moema e Perdizes) e uma em Campinas. Outro diferencial é que atende em parceria com planos de saúde.

A Vincere (www.vincere.com.br), academia que Graná frequenta, fundada em 2014 e localizada no bairro de Moema, em São Paulo, também nasceu com o objetivo de atender o público mais maduro. Seu proprietário, Carlos Pascotto Júnior, explica que “a musculação terapêutica é a melhor recomendação que existe hoje para as questões musculoesqueléticas, hipertensão, diabetes tipo II, entre outras patologias”.

Aparelho de musculação na Vincere

Ele relata uma mudança nas indicações médicas para os pacientes mais maduros, que antigamente eram focadas em hidroginástica ou Pilates. “Com a vinda das academias terapêuticas, a musculação ganha destaque, pois só através dela os movimentos são controlados e o aumento de carga é possível, coisas impossíveis nas outras terapêuticas”, conclui Carlos.

Curtiu a ideia de resgatar ou melhorar sua saúde? Vá atrás de mudar sua vida para melhor!

B-ACTIVE

Anália Franco
Rua Francisco Marengo, 1091 – Jardim Anália Franco – São Paulo (SP)
(11) 2227-3080

Campinas Cambui
Rua Alecrins, 914 – Térreo – Prédio Comercial Life Town Cambui – Campinas (SP)
(19) 3251-8201

Higienópolis
Rua Alagoas 148, 1° andar – Higienópolis – São Paulo (SP)
(11) 3120-6702

Ibirapuera
Rua Salto, 70 – Cobertura Mercure São Paulo Stella Vega – Ibirapuera – São Paulo (SP)
(11) 3051-6769

Moema
Av dos Eucaliptos, 144 – Moema – São Paulo (SP)
(11) 5093-2789

Perdizes
Rua João Ramalho, 1520 – Perdizes – São Paulo (SP)
(11) 3675-5637

VINCERE
Av. Rouxinol, 747 – Moema – São Paulo (SP)
(11) 3624-2464
Whatsapp (11) 96666-9575

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *