Maquiagem na maturidade: dicas e truques

Veja que é possível corrigir imperfeições sem perder a naturalidade

Com o passar do tempo, muita coisa muda. Entre elas, nossa pele! São manchinhas e rugas que aparecem, a hidratação já não é a mesma. E tudo isso impacta na maquiagem!

O ViverAgora foi atrás de dicas e alguns truques que vão te ajudar a ficar ainda mais bonita. Nosso orientador foi o maquiador Dada Gomes, do Jacques Janine da Vila Olímpia.

O maquiador Dada Gomes, do Jacques Janine Vila Olímpia

“A pele madura deve ser maquiada de maneira que fique o mais natural possível. Podemos usar todos os recursos, mas desde que não apareçam, pois a maquiagem tem que deixar a sensação de uma pele saudável.”, explica.

Às vezes quando se exagera nos produtos para disfarçar rugas e marcas de expressão e isso na verdade acaba evidenciando ainda mais. Por isso, preste atenção nas dicas.

Limpeza e hidratação

Antes de começar sua maquiagem, é muito importante limpar, tonificar e hidratar a pele, que geralmente após os 60 anos a pele do rosto perde a umidificação natural. “A pele limpa e hidrata vai aceitar melhor os produtos que virão em seguida”, explica Dada.

Mas é importante utilizar produtos que deem uma hidratação natural, não deixem a pele oleosa. “Na pele madura, evitamos produtos que deixem a pele seca e também evitamos o excesso de óleo. Hoje temos tônicos que limpam e tonificam ao mesmo tempo, deixando a pele limpa e seca”, acrescenta.

É possível também usar um primer hidratante, “que traz mais sustentabilidade para a maquiagem, para que dure sem se preocupar com rugas e linhas de expressões, comuns na pele mais madura”.

Base

Dada trouxe uma novidade: base com efeito lifting, que tenciona a pele ao mesmo tempo em que cobre imperfeições. É um ótimo truque para as peles mais maduras!

Uma dica é espalhar a base pela pele com um pincel e com batidinhas leves. “O pincel evita excesso, dá um efeito delicado ao produto. A esponja também ajuda, mas com o pincel as chances de acertar são maiores.”, explica o profissional.

Aplicação da base com pincel

As batidinhas leves servem para massagear a pele e fazer com que aceite melhor os produtos e melhore sua aderência, aumentando o efeito natural.

“Para selar a base, pegue uma camada fina de pó com um pincel grande ou uma esponja macia e dê pequenas batidas em todo o rosto, para que a aplicação da base ganhe mais durabilidade”, acrescenta Dada. Tudo isso deve ser feito também nas pálpebras.

Depois da base e do pó, que cobriram as imperfeições da pele, o maquiador aplicou um pouco de terracota formando a linha do blush e o contorno, para trazer uma cor natural.

Aplicação de terracota

Olhos

A primeira dica é utilizar tons amarronzados, terrosos e queimados, que substituem o preto e mantêm o glamour. “Nossa proposta é uma maquiagem suave, com tons neutros que criam profundidade no olhar”, explica.

A técnica utilizada por Dada nesta maquiagem foi a chamada por ele de “olhar chanfrado”, que dá sensação de olhar mais aberto e mais erguido.

A primeira dica é utilizar um primer de sombra na pálpebra móvel, para aumentar a durabilidade da maquiagem. O olhar chanfrado é feito a partir da aplicação de sombras em degradê de tons amarronzados. Veja o vídeo abaixo com a demonstração:

Uma dica para utilizar delineador: faça um traço bem fino! Assim, se houver alguma imperfeição, você consegue passar mais uma camada para corrigir e isso só vai fazer ficar um pouco mais grosso.

E cílios postiços não são só para as novinhas! “Mulheres maduras podem, porque não pesam a make, mas ajudam a dar um olhar mais erguido”, explica Dada. Depois é só caprichar no rímel.

Aplicação dos cílios postiços

Boca

O primeiro passo é hidratar a boca e não craquelar. Essa dica vale principalmente no frio, quando é mais necessária a hidratação.

O segundo é utilizar um lápis para fazer o contorno dos lábios, que não vai deixar que o batom escorra nem crie vincos. Você pode usar o próprio lápis preenchendo os lábios para aumentar a durabilidade do batom. Dependendo da cor do lápis, nem precisa acrescentar o batom, se preferir!

Pronto! Agora é só fazer em casa e arrasar.

O maquiador com Maria da Luz Veiga, de 67 anos

 

Produtos utilizados para a maquiagem

4 respostas
  1. Ana Maria Valente Roveran says:

    Ficou maravilhoso! A matéria ajudou – me muito, e difícil fazer maquiagem que não passe dos limites da naturalidade! Parabéns, a modelo ajudou muito!

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *