Kombucha: especialistas explicam o que é o chá milenar que está na moda

Engenheiro de alimentos e nutricionista dizem que faltam estudos para comprovar os efeitos no corpo e avaliam a melhor forma para consumo

Okombucha, bebida oriental consumida há milhares de anos, está na moda. O chá dominou a lista de exigências de artistas em festivais como o Lollapalooza e aparece com frequência entre as dicas das celebridades. (Assista ao vídeo aqui)

De acordo com o engenheiro de alimentos Guilherme Rodrigues, “o kombucha é um produto fermentado por uma série diferente de microorganismos”. Ele diz que são encontradas algumas leveduras e bactérias. “Elas melhoram o estado de saúde geral do indivíduo que consome? É uma dúvida porque ainda não existe uma bagagem de estudos suficiente que possa confirmar ou denegrir o produto”, explicou. Segundo ele, o chá não há confirmação de que a bebida seja um probiótico.

A nutricionista Danielle Fontes confirma que não há muitos estudos sobre o kombucha com seres humanos. “Existem diversos estudos do uso do kombucha, mas em animais, por enquanto. Tem várias ações benéficas, como uma ação antioxidante, uma ação no sistema imunológico e até mesmo na regulação do intestino. Mas em humanos a gente ainda não tem tantos estudos”, disse.

Por isso, Fontes diz que é bom ter uma cautela na hora de ingerir a bebida. “Se o uso for dentro de uma dieta equilibrada, com diversos tipos de legumes, verduras e frutas, e com baixo consumo de produtos industrializados, sempre vai ser uma boa utilização”, explicou. Ela diz que é importante não exagerar no consumo.

Fonte: G1 Bem Estar

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.