Jogando e aprendendo

Os estereótipos que se construíram em torno da longevidade são inúmeros mas, felizmente, muitos vêm sendo desconstruídos nos últimos anos. Um deles diz respeito à relação com as novas tecnologias.

A população acima dos 60 anos já convive há décadas com internet, smartphones, aplicativos, mídias sociais, entre outras tecnologias, mas é verdade que nem todos se sentem à vontade para lidar com elas, ou melhor: para desfrutar de todas as vantagens que essas inovações oferecem.

Esse gap, certamente, está com os dias contados, pois a tecnologia está contribuindo para criação de produtos e serviços cada vez mais amigáveis e acessíveis a todos, independente do grau de conhecimento que se tem a respeito.

Nesse contexto, há uma novidade bastante interessante, que eu quero compartilhar com vocês. Trata-se dos videogames, tradicionalmente um entretenimento direcionado à população mais jovem. Porém, pesquisadores comprovaram que que os sêniores são capazes, não apenas de jogar, mas de construir videogames.

Para amplificar essa novidade, que irá surpreender filhos e netos muito em breve, fomos convidados a levar esse tema para o BIG – Brazil’s Independent Game Festival – maior evento para desenvolvedores de jogos digitais da América Latina – na forma de uma conferência sobre os impactos dos videogames nas pessoas acima de 60 anos.

Em especial, vamos focar nos inputs positivos que o jogo exerce sobre a atividade mental. Convidamos especialistas de primeira linha para participar desse bate-papo, entre eles: Fábio Ota, Carla Oda, Ana Nakamura e a profa. Flamínia Lodovici. Fábio e Carla já testaram e vão implementar uma plataforma para construção de jogos, acessível a todas as idades. Ana trabalha as relações de cognição e convivência dessa população e Flamínia é gerontóloga e professora da Universidade da 3a Idade da PUC/SP, com ampla experiência nesse campo que irá compartilhar com todos nós durante o evento.

A conferência irá acontecer no próximo dia 30 de junho, entre 16:30 e 17:30. Fique ligado na agenda do nosso portal e na nossa rede social para saber mais detalhes sobre o evento, que vai contribuir decisivamente para a construção de uma nova imagem da maturidade moderna.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *