Inverno: tempo de redobrar os cuidados com a pele!

A nova estação requer cuidados especiais e você tem que aumentar a atenção

A estação mais fria do ano já começou no Brasil e é nessa época que os cuidados com a pele devem ser intensificados, especialmente para as peles maduras. Desde a alimentação até o uso de cremes, é importante cuidar da hidratação do corpo.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SDB), durante o inverno, a umidade do ar baixa e as temperaturas mais frias levam à diminuição na transpiração corporal. Esses fatores fazem com que a pele fique mais seca. Nesta época, também é comum os banhos serem mais quentes, o que provoca uma remoção da oleosidade natural de forma mais intensa.

E o cuidado deve ser redobrado para os 50+, pois o envelhecimento traz perda natural de hidratação, da oleosidade e da elasticidade da pele. Por isso, o uso de protetor solar, limpeza e hidratação podem garantir o envelhecimento com uma pele saudável.

Apesar de requerer cuidados, essa época também é uma oportunidade para tratamentos dermatológicos, como peelings e tratamentos a laser, que o paciente não deve fazer e se expor ao sol. Também é indicado fazer depilação a laser nessa estação.

Dicas para manter a pele hidratada

  • Beber no mínimo dois litros de água por dia;
  • Evitar banhos quentes e muito demorados; evitar se ensaboar demais e usar buchas, que também contribuem para alterar a composição do manto hidrolipídico (hidratante natural produzido pelo organismo) que protege a pele;
  • Usar o hidratante logo após sair do box – ainda no banheiro – com aquele vaporzinho pós-banho, que ajuda na penetração do creme;
  • Para peles oleosas, e acneicas, evitar hidratante comum no rosto, usar oil free nas áreas de maior oleosidade (rosto e tórax);
  • Dependendo da característica de cada um, é possível utilizar hidratantes a base de glicerina, ureia ou mesmo alguns mais sofisticados, que contêm as gorduras normalmente encontradas na pele humana. Isso ajuda a manter a pele hidratada e evita a coceira. Também a torna mais resistente a infecções oportunistas;
  • Os lábios também costumam ressecar muito no inverno. É importante usar hidratantes específicos para essa região e, assim, evitar rachaduras; • Usar filtro solar diariamente, mesmo que não haja sol.

Cuidados com a alimentação

Se quando falamos em cuidar da pele logo pensamos em cremes e procedimentos, é preciso lembrar que a alimentação tem papel importante  também.

Segundo a SDB, o ideal é comer legumes, hortaliças e frutas, alimentos que são fontes de vitaminas e minerais que neutralizam os radicais livres, prevenindo o envelhecimento da pele. As frutas ricas em vitamina C, como o morango, a laranja, a tangerina, o limão e a cereja, entre outras; e vegetais, como brócolis, repolho e cenoura, são exemplos de alimentos para esta estação.

A soja é outro alimento que deve ser adicionado à dieta saudável. Ela é rica em isoflavonas – substâncias que evitam o ressecamento e melhoram a elasticidade da pele. Adicione também castanhas, nozes e amêndoas, que são ricas em vitamina E, selênio e antioxidantes, importantes aliados para manter a pele saudável e bonita.

Manter a ingestão de água também é extremamente importante! Durante o inverno, é muito comum que as pessoas diminuam a ingestão de líquidos, mas é essencial para conservar a hidratação da pele e de todo o organismo que, naturalmente, fica debilitado por causa do clima frio.

E se você tem dificuldade de tomar água durante esta estação, uma dica: ingerir chás claros ou de frutas, dividindo a quantidade indicada para um dia, dois litros, entre água e chás. Assim, o consumo torna-se mais prazeroso.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.