Gente inspira: Maria Francisca

Gente que inspira: Maria Francisca

Aos 68 anos de idade, ela está sempre pronta para ajudar quem precisa com a maior disposição. 

“Sou chamada de Maria Faz Favor porque gosto de ajudar todo mundo.” Com bom humor, Maria Francisca de Almeida brinca com o apelido e com o seu jeito de socorrer quem precisa. “Todos vêm me pedir ajuda e eu adoro. A Dona Fátima, por exemplo, tem 80 anos e toda vez que vai ao salão de cabeleireiro pede companhia. E eu vou com o maior prazer”, conta Maria.

Vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há três anos, Maria ouviu dos médicos que poderia ter sequelas que afetariam as pernas e o  andar, além de perder o domínio das mãos. Ela nunca perdeu a esperança. Três meses depois do acidente, já estava caminhando perfeitamente, com movimento total nas mãos, inteira e sem sequelas. Um verdadeiro milagre, segundo os especialistas que a atenderam.

Ativa, Maria trabalha em casa ajudando a filha Aracelle na Gula & Cia doces e salgados. É ela que vai às compras para a preparação das encomendas e, se precisar, Maria sai sozinha. “Mesmo sem ler, eu sei as placas ‘tudinho’. E digo mais: nas contas e no troco, ninguém me passa pra trás”, enfatiza sorridente.

Maria também é conhecida em seu bairro pela paixão pelo verde. A sua casa é a única que tem uma videira de 20 anos, além de muitas outras árvores e plantas muito bem tratadas. “Nessa idade é preciso fazer o que a amamos. As pessoas vêm aqui para ver o pé ou pegar uvas”, diz orgulhosa.

Na despedida dessa mulher inspiradora, Maria não deixa de perguntar: “precisa de mais alguma ajuda?”. Demais, né?

 

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *