Galeria de arte em NY: apenas para 60+

Galeria de arte em NY: apenas para 60+

A galeria Carter Burden Gallery faz com que os artistas queiram envelhecer mais rápido.

Quebrando o paradigma de que a criatividade é coisa de jovem, essa é uma daquelas galerias que instigam a curiosidade e faz com que alguns artistas em Nova York desejem envelhecer mais rápido. É uma galeria que só atende artistas com mais de 60 anos.

Segundo reportagem do site americano NPR, cerca de 200 artistas já exibiram na Carter Burden Gallery desde que foi inaugurada, há nove anos, no histórico bairro Chelsea em Manhattan. Os trabalhos são muito bem valorizados e variam entre US $ 200 até US $ 9.000.

Por que a agência Carter Burden tem um limite de idade? “Adultos mais velhos não deixam de ser quem são porque atingiram uma determinada idade”, disse a diretora da galeria, Marlena Vaccaro. “Os artistas profissionais nunca deixam de fazer o que fazem e, em muitos casos, melhoram,” complementa.

A missão da Carter Burden Gallery é mostrar que esses artistas ainda podem ser valorizados. A diretora explica a criação da galeria surgiu por enxergar a falta de oportunidades para artistas dessa faixa etária. Ela conta que são poucas as galerias americanas que representam artistas mais velhos, a menos que eles sejam realmente famosos.

A artista Elisabeth Jacobsen, 68, conta “quando eu ouvi pela primeira vez sobre a galeria, enviei um pedido, mas fui rejeitada e recebi uma carta que dizia ‘em alguns anos, tente novamente’.” Ela esperou, e agora é uma das autoras das obras em exposição.

Galeria de arte em NY: apenas para 60+

Os artistas Werner Bargsten, Nieves Saah e Elisabeth Jacobsen. Susan Stamberg / NPR

Aos 69 anos, Wester Bargsten sente-se inspirado por fazer parte da multidão Carter Burden. “Olha, é sempre mais difícil sair da cama quando é mais velho, mas a maioria dos artistas que conheci aqui parece ter esquecido que estavam ficando velhos. A maioria deles tem o cérebro de uns 20 ou 30 anos, ou algo assim. Eles não envelheceram em termos de espírito,” enfatiza Wester.

A missão da galeria? A diretora Marlena Vaccaro define como uma defesa contra o ageísmo. É uma oportunidade para um grupo de pessoas que tiveram que se retirar da arte simplesmente por causa de sua idade. Por causa da Carter Burden Gallery, os jovens artistas de Nova York já podem sonhar em chegar aos 60 anos. J

 

Confira o conteúdo completo em:

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *