Fotógrafa retrata mulheres nascidas em 1955 Viver Agora

Fotógrafa retrata mulheres nascidas em 1955

Fotografa passa 14 meses fotografando mulheres nascidas em 55 mostrando as diferentes formas de chegar nos 50+

“A gente não está preparada para receber esse nome, ser chamada de idosa”, afirma a experiente fotógrafa Nellie Solitrenick. Partindo dessa premissa, nasceu o projeto “Nascidas em 55”, um trabalho fotográfico que retrata 447 mulheres que completaram 60 anos em 2015.

Nellie participou da LAB60+ e conta que, motivada pelo diagnóstico de Alzheimer da mãe, decidiu cursar enfermagem e pós-graduação em gerontologia. “Em uma aula, conversando com uma assistente social, perguntei por que a gente tem que chamar idoso aos 60 anos. E ela falou que, como eu era fotógrafa, deveria fotografar as diferentes formas de se chegar nessa idade”.

“Adorei e saí à luta. Planejei, fiz uma pesquisa, entrei no Face e soltei que estava procurando mulheres que tinham nascido em 1955”. Ela diz que a ideia inicial era fotografar 365 mulheres, uma para cada dia do ano, mas a procura foi tanta que acabou clicando 447. “Não quis deixar ninguém de fora, mas no final tive de recusar participações”, lamenta. Ela passou 14 meses fotografando, percorrendo 9 mil quilômetros na Grande São Paulo. “Tive de limitar o espaço pra viabilizar, pois não tinha patrocínio”, explica.

Fotógrafa retrata mulheres nascidas em 1955 Viver Agora

As mulheres retratadas também concederam uma entrevista e responderam um questionário sobre suas condições de saúde e também dos pais para saber como estão envelhecendo. “É uma provocação de como a gente vai chegar lá, onde vai morar. Nossos filhos não estão preparados para cuidar da gente como nós estávamos para cuidar dos nossos pais. É para cada um se questionar como vai conduzir essa etapa da vida daqui pra frente, como se preparar para uma velhice, que é sempre um pouco mais complicada”, diz Nellie.

Como o custo de uma exposição convencional está inviável neste momento, a saída foi editar 12 livros com as fotos, uma para cada mês do ano, e projetar as imagens em um telão.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *