Fotógrafa retrata mulheres nascidas em 1955
Fotografa passa 14 meses fotografando mulheres nascidas em 55 mostrando as diferentes formas de chegar nos 50+
“A gente não está preparada para receber esse nome, ser chamada de idosa”, afirma a experiente fotógrafa Nellie Solitrenick. Partindo dessa premissa, nasceu o projeto “Nascidas em 55”, um trabalho fotográfico que retrata 447 mulheres que completaram 60 anos em 2015.
Nellie participou da LAB60+ e conta que, motivada pelo diagnóstico de Alzheimer da mãe, decidiu cursar enfermagem e pós-graduação em gerontologia. “Em uma aula, conversando com uma assistente social, perguntei por que a gente tem que chamar idoso aos 60 anos. E ela falou que, como eu era fotógrafa, deveria fotografar as diferentes formas de se chegar nessa idade”.
“Adorei e saí à luta. Planejei, fiz uma pesquisa, entrei no Face e soltei que estava procurando mulheres que tinham nascido em 1955”. Ela diz que a ideia inicial era fotografar 365 mulheres, uma para cada dia do ano, mas a procura foi tanta que acabou clicando 447. “Não quis deixar ninguém de fora, mas no final tive de recusar participações”, lamenta. Ela passou 14 meses fotografando, percorrendo 9 mil quilômetros na Grande São Paulo. “Tive de limitar o espaço pra viabilizar, pois não tinha patrocínio”, explica.
As mulheres retratadas também concederam uma entrevista e responderam um questionário sobre suas condições de saúde e também dos pais para saber como estão envelhecendo. “É uma provocação de como a gente vai chegar lá, onde vai morar. Nossos filhos não estão preparados para cuidar da gente como nós estávamos para cuidar dos nossos pais. É para cada um se questionar como vai conduzir essa etapa da vida daqui pra frente, como se preparar para uma velhice, que é sempre um pouco mais complicada”, diz Nellie.
Como o custo de uma exposição convencional está inviável neste momento, a saída foi editar 12 livros com as fotos, uma para cada mês do ano, e projetar as imagens em um telão.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!