Fortalecimento muscular = qualidade de vida

Os exercícios de musculação devem ser iniciados ainda na juventude.

A partir dos 50 anos, todos nós perdemos cerca de 10% de massa muscular por década. Por isso é essencial praticar exercícios para fortalecer os músculos desde cedo, especialmente na adolescência (você já pode compartilhar a informação com filhos e netos).

Claro que é possível começar depois dos 50. O mais importante é ter disposição e treinar pelo menos duas vezes por semana, por até uma hora, sempre com indicação e supervisão médica. “Força muscular todo mundo é capaz de ganhar em qualquer fase da vida”, afirma Sandra Nunes, educadora física e coordenadora técnica do Instituto Biodelta de São Paulo.

“Com o tempo, as articulações começam a se desgastar, e os exercícios de musculação ajudam a manter a força necessária para realizar atividades diárias e prevenir doenças”, enfatiza Sandra.
O médico fisiatra e fundador do Instituto, José Maria Santarém, também fala sobre os benefícios para a melhora da qualidade de vida: “Têm efeito na promoção de saúde cardiovascular, evitando a aterosclerose, a hipertensão arterial, o infarto do miocárdio, o acidente vascular encefálico e a insuficiência arterial”.

Lilia Junqueira, de 82 anos, é aluna do Biodelta há 16 anos e se sente muito bem após realizar os exercícios. “Procurei a academia após sentir muitas dores no joelho”, explica. Maria Correa Pires, de 82 anos, é aluna há um ano e meio e sente os benefícios. “Já emagreci muito, o ânimo melhorou, as dores melhoraram”, conta Maria. Existe um ânimo maior para você começar já a se exercitar?

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