Febre Amarela: alerta para os 50+

Febre Amarela: alerta para os 50+

Saiba quais cuidados tomar para evitar a doença e antes de tomar a vacina.

Com o tema em destaque na mídia, todos já devem saber que a febre amarela é uma doença infecciosa aguda e não contagiosa. A contaminação se dá a partir da picada de mosquitos transmissores infectados. O público mais maduro, que sofre naturalmente as alterações do envelhecimento, deve redobrar a atenção, segundo os especialistas.

“Uma pessoa mais velha pode apresentar sintomas mais graves e até mesmo manifestar sintomas atípicos da doença”, explica o médico infectologista Pablo Pita.

Após a contaminação, os primeiros sinais surgem entre três e seis dias. O doente tem febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores no corpo em geral, náuseas e fraqueza. Esses sintomas são os mesmos em indivíduos de qualquer idade, mas podem ter diferentes reações nos mais velhos.

A melhor forma de prevenção é a vacina contra a febre amarela, porém sua aplicação deve ser feita com orientação médica, já que em alguns casos pode haver contraindicação. “Em pessoas mais idosas, a contra indicação é relativa. Sabe-se que pela idade e consequente perda de eficácia do sistema imune ele se torna um possível imunodeprimido, sendo um fator de risco para alguns eventos adversos”, enfatiza ainda o também professor da Faculdade de Medicina Estácio-FMJ, no Ceará.

Quem tem mais de 50 anos deve se atentar também para alguns cuidados básicos, especialmente se estiver em uma área de risco e não estiver vacinado. O médico enfatiza a necessidade do uso de repelentes regularmente, além da opção por roupas claras e que cubram a maior parte do corpo.

Apesar de não ter cura e não existir medicamento que combata o vírus da febre amarela, há tratamento para controlar os sintomas e limitar as complicações, evitando consequências mais graves. Por isso, é tão importante buscar orientação médica.

 

Vacinação – O que você precisa saber

 O Ministério da Saúde anunciou uma campanha de emergência nos estados mais atingidos pela febre amarela: São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, trazendo mudanças na aplicação da vacina.

Confira o período de vacinação nesses estados

São Paulo

A vacinação será realizada em 53 municípios. A meta de vacinação é de 6,3 milhões de pessoas. Período de campanha: 3 a 24 de fevereiro.

Rio de Janeiro

Vacinação será realizada em 15 municípios. A meta é de 10 milhões de pessoas vacinadas. Período de campanha: 19 de fevereiro a 9 de março.

 Bahia

Vacinação será realizada em 8 municípios, com meta de 3,3 milhões de imunizados. Período da campanha: 19 de fevereiro a 9 de março.

 

Mais informações:

http://bit.ly/2CMYAks

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *