É bom conferir

Em tempos de vacas magras, fica aqui uma dica que me fez economizar uma boa grana.

A gente contrata diversos serviços como telefone fixo, celular, TV a cabo, conexão de internet, entre outros. Quando nos pedem para ler e assinar aqueles imensos contratos com letrinhas minúsculas, a gente acaba desistindo e assina logo. Cuidado. Esse ‘De Acordo’ pode estar autorizando a empresa te cobrar por serviços absolutamente desnecessários. Um bom exercício é conferir sempre essa contas e atentar para os serviços que estão sendo cobrados.

Outro dia, por exemplo, chamei um técnico para resolver um problema na minha rede de computadores de casa e ele me perguntou quanto eu pagava de conexão, de celular, da NET, etc. Mostrei as contas pra ele e, de bate-pronto, ele falou que eu poderia economizar aqui e ali e que haviam alguns serviços que eu sequer tinha noção do que era.

Duas delas eram de celular. Eu pagava duas contas – a minha e da minha mulher – que juntas somavam mais de mil reais por mês. Ele me mostrou que eu estava pagando por serviços desnecessários e que poderia ter um plano especial com as duas linhas, pagando bem menos. Fiz isso e agora a conta das duas linhas é de pouco mais de 300 reais.

E por falar em contrato com letrinhas miúdas, cuidado com aqueles contratos que você assina na internet, dando um ‘Concordo’ nos Termos de Uso. Vale a pena conferir o texto, pois na maioria dos casos você pode estar autorizando o acesso a informações pessoais.

É bem verdade que serviços como o Google e o Facebook, por exemplo, já tem algoritmos que identificam as nossas preferências de busca, mas não custa nada perder alguns minutos para conferir o verdadeiro teor desses documentos. Você pode até concordar, mas é bom saber o que você está assinando. Fique ligado.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *