Diabetes: doença silenciosa atinge 9% da população global

Manter uma vida mais saudável pode evitar o surgimento da Diabetes.

A Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo.

Segundo o Atlas da Diabetes, lançado este mês, 463 milhões de pessoas possuem Diabetes, cerca de 9,3% da população global, mas mais da metade não está ciente do diagnóstico. “Diabetes do tipo 2 (90% dos casos) causa, via de regra, pouco ou nenhum sintoma. É uma doença silenciosa, que depende de investigação laboratorial”, explica Fernando Valente, endocrinologista e Coordenador dos Ativos de Comunicação da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).

Mas, quais os cuidados que homens e mulheres 50+ devem tomar? Segundo Fernando, o portador da doença deve controlar o peso, manter uma alimentação saudável e fazer atividade física: “A visita regular ao médico é fundamental, não apenas para controlar os níveis de açúcar no sangue, como também para fazer o rastreamento de complicações crônicas”.

Todos esses cuidados devem ser tomados principalmente por conta dos riscos que a doença pode trazer, como problemas de visão, nos rins, sensibilidade nos pés e risco de infarto do coração e derrame cerebral. “Quem tem Diabetes e mais de 50 anos, frequentemente está acima do peso, o que está ligado ao aumento de pressão e colesterol, que amplificam o risco de doenças cardiovasculares”, enfatiza Valente.

Não custa lembrar que é muito importante estar com os exames sempre em dia para evitar más notícias. O diagnóstico é feito através da medida da glicemia, e os sintomas incluem a necessidade excessiva de urinar ou ingerir líquidos, cansaço e/ou emagrecimento sem causa aparente.

Manter uma rotina de exercícios, ter alimentação natural, boa qualidade de sono e evitar o fumo podem evitar a doença. Cuide da sua saúde! A hora é agora.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *