Desemprego atinge quem é 60+

Pesquisa do VAGAS.com revela que 72% dos participantes nessa faixa estão sem emprego

O desemprego no Brasil está alto, chegando a 14 milhões de desempregados em abril deste ano, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E também está atingindo em cheio os 60+, sejam aposentados ou não.

Isso é o que mostra a pesquisa do VAGAS.com, site de carreira que conecta empresas a candidatos em todo o país. De acordo com a pesquisa, 72% dos profissionais da terceira idade respondentes afirmaram que estão sem emprego. Em 2012, ano do primeiro estudo, esse percentual era de 48%.

“O desemprego também está castigando quem mais poderia contribuir em períodos de dificuldade. Os profissionais da terceira idade também sentiram na pele a queda nas ofertas de emprego e a procura das empresas por pessoas mais experientes. Essa diminuição do interesse das empresas é reflexo da crise e da falta de novas oportunidades no mercado de trabalho”, explica Rafael Urbano, coordenador da pesquisa no VAGAS.com.

O estudo “Aposentados ou em idade para se aposentar no mercado de trabalho” foi realizado de 13 a 20 de fevereiro de 2017 por e-mail para uma amostra da base de currículos cadastrados no portal de carreira VAGAS.com, contemplando homens e mulheres com mais de 60 anos.

Aposentados sofrem com a crise

A pesquisa mostra que 62% estão aposentados. Em 2012, essa mesma massa era de 82%. Do total de respondentes que estão aposentados, 76% não trabalham mais ou estão sem emprego contra 53% em 2012.

O levantamento procurou investigar com essa base de aposentados que está sem emprego ou não trabalha (76%), se está procurando trabalho ou pretende voltar ao mercado. Quase que a totalidade (99%) acenou positivamente para essa possibilidade.

“É um indicador muito importante e que revela que quase a totalidade dos aposentados tem a intenção de retornar ao mercado de trabalho. Esse interesse pela volta pode ser caracterizado pela queda na renda e consequente necessidade de complementação do orçamento”, conta Rafael.

Oportunidades

Mas se você é uma dessas pessoas que está procurando emprego, não desista, o mercado está mudando! Busque vagas em sites de carreira, converse com seus conhecidos e também utilize as redes sociais.

Veja algumas dicas que o ViverAgora separou para se recolocar no mercado:

E também veja aqui Dicas para empreender sem gastar muito dinheiro.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.