Cânions do rio São Francisco – perfeitos para cenário de novela

Porque a paisagem dos cânions do rio São Francisco é tão festejada pelas novelas da TV Globo? Será o atrevido sol cuja claridade foge à imaginação de boa parte dos brasileiros? Ou pode ser a atmosfera de sonho que envolve o lugar a ponto deste se tornar um personagem da história? Isso já aconteceu na novela “O Cordel Encantado” e recentemente se repetiu na do “Velho Chico”.

As duas perguntas acima têm como resposta o ‘sim’. É impossível não se maravilhar com a natureza faiscante da Caatinga, e com as paisagens surrealistas entre o verde e as incandescências da seca. Nesses cânions o rio São Francisco vai ziguezagueando à sombra de enormes paredões rochosos, formando um dos mais belos cânions do mundo. Impressionam o silêncio e a beleza da muralha de pedras douradas que se avermelham no decorrer do dia.

O quinto maior cânion navegável do mundo, se localiza em Canindé de São Francisco, distante 186 quilômetros de Aracajú, divisa de Sergipe com Alagoas. Após a construção da Hidroelétrica de Xingó, hoje é possível ver de perto, a bordo de uma escuna ou de um catamarã, as formações rochosas, enseadas, ilhas, além da vegetação formada de cactus e aves de rapina como o carcará.

O ponto alto da navegação é na Grota do Talhado, onde um píer acolhe as embarcações, e os banhistas podem mergulhar nas águas mornas e tranquilas do São Francisco.

As escarpas em tons ferruginosos e com alturas de até 50 metros, às vezes sugerem cidades, castelos e fortalezas. Em dias claros se refletem nas águas esmeraldas do rio, duplicando sua beleza.

Acompanhar o Rio São Francisco em seu curso é também mergulhar num Brasil acolhedor e misterioso, onde nossa história se funde com seus personagens e mitos.

Depois de conhecer esse cenário tão especial, fica claro porque as novelas globais são vendidas para as televisões do resto do mundo, e os espectadores se transformam em novos viajantes.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *