Black Friday 2019: cuidados especiais para os 50+

Fique atento e faça valer os seus direitos.

A famosa Black Friday esse ano acontece no dia 29 de novembro, mas na verdade já começou com uma série de ofertas antecipadas. A grande tentação das compras “mais baratas” toma conta de todo o mês e você tem que ficar atento para fazer um bom negócio, especialmente se você estiver acima dos 60 anos e não for muito familiarizado com as compras online que vêm crescendo a cada ano.

O público mais maduro deve estar atento aos seus direitos já que o Código de Defesa do Consumidor determina que: “é prática abusiva prevalecer-se da fraqueza ou ignorância do consumidor, tendo em vista sua idade, saúde, conhecimento ou condição social para impingir-lhe produtos ou serviços (artigo 39, IV)”.

Se você não tem certeza do que quer comprar ou do que está comprando online, por exemplo, peça ajuda a alguém da sua família para que acompanhe a sua pesquisa e, ao final, o processo de compra. Não faça nada por impulso para não se arrepender depois.

Outro cuidado importante, principalmente se a compra for feita pela internet, é pesquisar a idoneidade da loja. Veja se a empresa realmente existe, qual seu endereço físico, telefone para contato e canal de relacionamento com o consumidor. Também é importante acessar o histórico de reclamações no Procon da sua cidade e no site http://bit.ly/37h6sdL, do Ministério da Justiça, para verificar a reputação da loja.

No balanço da Black Friday em 2018, o PROCON de São Paulo registrou no estado 478 reclamações: 30% delas referiam-se a maquiagens com descontos falsos e 19% a produtos indisponíveis. O Diretor Executivo, Fernando Capez, renova o alerta para a importância de conferir os valores dos produtos dias antes para não cair em possíveis enganações, assim como checar bem o valor do frete. Ele ainda recomenda cuidado com as propagandas espalhadas pelo What’sApp: “Faça a pesquisa do valor do produto e do frete no site oficial do fornecedor”.

Para saber mais: http://bit.ly/2O28MOf 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *