Bibliotech: um espaço 100% inclusivo

Bibliotech: um espaço 100% inclusivo

Uma inovação tecnológica permite que deficientes visuais “leiam” qualquer obra.

A Unibes Cultural, em São Paulo, tem um novo espaço para atender aos deficientes visuais e ao público maduro. Estamos falando do Espaço de Leitura Bibliotech, uma biblioteca 100% inclusiva.

A partir de uma tecnologia inovadora, lançada em Israel, o poder de visão artificial está em uma plataforma portátil, o OrCam MyEye. Isso mesmo: óculos equipados com uma câmera que lê os textos. Cada acessório custa em média 15 mil reais e há oito deles disponíveis gratuitamente na Unibes Cultural para leitura do acervo que conta atualmente com 300 obras de relevância do século XX.

Além de receber deficientes visuais dos mais diversos perfis, a Bibliotech também atende aos mais maduros com alguma dificuldade de  visão. O diretor executivo, Bruno Assami, revela que o espaço foi pensado para inovar: “a ideia é trazer transformação para nossa sociedade”.

Bibliotech: um espaço 100% inclusivo

Senhor Aldo e a irmã.

Na visita da equipe do ViverAgora, conhecemos Aldo Torrieiri, de 90 anos. Deficiente visual, em consequência de um derrame no olho esquerdo e de um glaucoma, o aposentado viveu a experiência de ‘ler’ novamente após nove anos. “Quando ouvi falar sobre a novidade, logo quis vir aqui ler qualquer coisa para ter essa sensação novamente”, conta emocionado.

Acompanhado do cunhado e da irmã, Aldo leu o que podia, desde os livros disponíveis ao jornal que estava em suas mãos. “Esse Espaço vai ajudar muita coisa, viu? Ele é uma pessoa muito ativa e será uma forma de estimular um hábito antigo”, comenta o cunhado de Aldo, Ariovaldo Bonjour.

Proporcionar esse tipo de inclusão é o objetivo maior da Bibliotech. “Pensar em um Espaço permanente onde a tecnologia de última geração permite o acesso a todo o universo da literatura, e da mídia impressa, àqueles que têm qualquer deficiência visual nos parece hoje algo bastante desafiador e emocionante”, destaca Assami.

Bruno ainda complementa destacando que o propósito da Bibliotech vai além do atendimento aos deficientes visuais. “De repente, o usuário longevo percebe o potencial que esse equipamento pode ter na qualidade de vida dele. Pessoas que têm problemas de sublocalização de movimento, foco de concentração de leitura, também procuram o Espaço”, comenta o diretor executivo da Unibes Cultural.

 

Serviço:

Espaço Leitura Bibliotech | Unibes Cultural

Rua Oscar Freire, 2500 – São Paulo / SP

http://unibescultural.org.br/

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *