Aubrey de Grey diz que podemos evitar envelhecer Viver Agora

Aubrey de Grey diz que podemos evitar envelhecer

Pesquisador inglês afirma que o envelhecimento precisa ser entendido e pensado.

Aubrey de Grey, 53, quer curar o envelhecimento. Sim, para esse pesquisador inglês, formado em ciências da computação na Universidade de Cambridge, envelhecer é uma doença tal como a malária – ou ainda pior, por vitimar muito mais pessoas – que pode ser perfeitamente evitável.

A seu ver, para pensar em uma solução é preciso entender o envelhecimento e a morte como resultado de um processo de acúmulo de danos e imperfeições no organismo.

A chave, então, seria reparar esses danos celulares antes de efeitos graves que fariam o corpo pifar – com soluções hipotéticas, ainda pouco testadas mesmo em animais.

A razão disso, afirma ele, é a falta de financiamento suficiente para sua Fundação Sens, ONG californiana dedicada a minimizar a senescência com engenharia.

Acabar com o envelhecimento, portanto, seria dar fim também aos problemas associados a ele – câncer, demências, problemas cardiovasculares, degeneração macular.

Nenhuma de suas ideias, porém, causa tanto espanto como a de que, com as ditas terapias, chegaremos aos mil anos, estimativa até conservadora, afirma. Ele vem ao Brasil pela primeira vez nesta semana para divulgar suas ideias em palestra na Campus Party no dia 1º.

Veja a entrevista completa concedida à Folha de São Paulo (clicando aqui)

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *