Ar seco demais: adote cuidados obrigatórios

Seja com um umidificador ou com uma bacia de água no quarto, cada um vai encontrando a melhor forma de driblar a secura dos ambientes e respirar melhor. É essencial adotar alguns hábitos  simples, mas que são importantes para prevenir uma série de doenças.

Segundo especialistas, com a baixa umidade, as mucosas dos olhos, da boca e do nariz ficam ressecadas, favorecendo a atuação de agentes externos, como vírus e bactérias. As principais doenças que se manifestam nesse período são as infecções das vias aéreas, como rinites, sinusites, pneumonias e asma.

Além das receitas caseiras para deixar os ambientes mais úmidos, é obrigatório investir na hidratação. Mesmo se você não costuma tomar muita água, precisa manter uma garrafinha na mão ou tomar sucos e chás durante todo o dia.

Outro cuidado simples, e que faz toda a diferença, é lavar bem o nariz com soro fisiológico. Otorrinos ensinam que você deve usar uma boa quantidade de soro para limpar uma narina de cada vez. O procedimento deve se repetir, pelo menos, duas vezes por dias. Além hidratar a pele, o uso do soro evita dermatites.

E sempre vale a pena lembrar que o período recomendado para a prática de atividades físicas é antes das 10h e após as 17h. Outras orientações da Defesa Civil são usar roupas leves, fazer refeições leves, incluindo frutas e verduras, usar sombrinha ou guarda-chuva para andar nas ruas no período mais quente.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *