50+: cuidados especiais com a pele no verão

50+: cuidados especiais com a pele no verão

Ao envelhecer a pele torna-se mais frágil e vulnerável, o que exige cuidados redobrados.

O verão acaba de chegar e promete subir os termômetros pra valer.  Tempo de aproveitar praia, piscina e caminhadas ao ar livre, mas com o sol mais forte é preciso tomar alguns cuidados especiais.

A atenção, para pessoas de qualquer idade, deve ser redobrada nesta estação do ano, mas principalmente para os mais maduros. Ao envelhecer, a pele torna-se mais delicada e vulnerável a agressões causadas pelos raios solares.

É indispensável o uso do protetor solar. A indicação para os mais maduros é de um protetor solar mais oleoso, por exigência da própria pele, como explica a dermatologista Nádia Almeida. “O idoso geralmente tem a pele seca, porque a função da glândula sebácea diminui com a idade, bem como o suor diminui”, enfatiza a médica.

É essencial não se esquecer da reaplicação do protetor e, toda vez que entrar na água, aplicar novamente, pois o nível de proteção apesar de manter, é significativamente menor após o contato com a água.

A hidratação também é outro cuidado de extrema importância, não só para a saúde da pele, mas também para evitar problemas de pressão arterial e até dores no peito. Homens e mulheres mais maduros, por ter uma reserva de água menor no corpo, devem ingerir ainda mais líquidos.

“Ao envelhecer, o corpo do idoso perde a capacidade que tem de resistir a maiores temperaturas e se adaptar ao calor, por isso a importância de beber água é ainda maior para essa faixa etária”, explica o clínico geral Arthur Barros, médico do Hospital de Base Rio Preto.

A boa alimentaçã também pode ser uma boa aliada. E isso quer dizer que é preciso atentar para aumentar o consumo de frutas, legumes e verduras, e principalmente de alimentos ricos em vitaminas A e C, como  laranja, cenoura, frutas cítricas e melancia, que também é ótima para hidratação do corpo.

Além do uso frequente do filtro solar, da hidratação e da boa alimentação, no verão é importante usar roupas adequadas e que protegem a pele mais sensível. Não saia de casa sem chapéus e roupas de algodão que bloqueiam uma parte da radiação dos raios solares.

Evitar exposição solar entre 10 e 16 horas também é essencial. Mas, não deixe de aproveitar o sol para repor a vitamina D, tão vital para quem passou dos 50 anos. Cuide-se, proteja-se e aproveite o melhor do verão sem riscos para sua saúde!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *